segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Criatividade - que seja imortal, pois cuidaremos



 Quem aqui nunca se deparou com as cenas dos atrasados do ENEM? Aquele desespero de gente correndo para chegar antes ou a tempo de o portão fechar bem na cara da pessoa. Tudo bem brasileiro, com direito a torcida e vendedor de pipoca. Com a quantidade de informações que estamos expostos o tempo todo, estamos o tempo todo tentando não ser um dos atrasados do ENEM. A pandemia que já existia antes da atual, que ataca os pulmões, ataca diretamente nossas emoções em forma de ansiedade. A corrida de estar sempre atualizado, a pobreza nos conteúdos encontrados nas breves notícias que nos pescam pelos títulos e a riqueza de conteúdo nas threads das pessoas que estudam os assuntos específicos.

Uma corrida insana, invencível. Sem ganho real. Os resultados são quadrados, sem mudanças, sem novas criações. UFA! Calma, gente.

Já justifiquei o meu atraso na postagem. Não, mentira, calma aí que você já vai entender tudo.

Dia desses num destes documentários sobre a evolução do planeta apresentada em duas horas, eu vi que o homem teve sua evolução porque estamos no único planeta do sistema que suporta e mantém fogo. Não lava, mas fogo mesmo. A humanidade, assim como todos os outros seres vivos, concorre pela energia do universo criada no Big Bang, descobriu que o fogo potencializava a energia dos alimentos, que quando uma carne era passada no fogo as calorias eram multiplicadas. E assim tudo foi evoluindo. A faringe se adaptou para fala, o cérebro a entender e racionalizar que era possível aprender através do outro. Saber o que era um tigre sem nunca ter visto um tigre. Fogo movendo toda a evolução.

Se eu escrevo tudo isso hoje e alguém lê, é porque em algum momento alguém criou um jeito de se comunicar por símbolos e desenhos. Além da criação, toda a adaptação feita ao longo do tempo para ajustar a realidade e a cultura. Tudo, no momento que é criado ou adaptado exigiu algum canto de criatividade para ser feito.

Vi muita gente falando sobre se reinventar por causa da pandemia. Criar novas formas de garantir a sobrevivência e a vida. Criatividade é essencial como o fogo. O início de tudo e o que nos mantém evoluindo.

Mas o fogo para começar precisa de uma faísca e para perdurar precisa de atenção e cuidado. Se colocarmos a criatividade como uma necessidade para evolução, temos que questionar o quanto investimos nela, quanto tempo e quanto estamos sendo criativos em nossas ações e tomadas de decisão. Se estivermos sempre atrás de informações com medo de ser um dos atrasados do ENEM, sem nem questionar ou elaborar sobre o que lemos e estamos acumulando, quanto a nossa criatividade fica minada? Quanto é usado de criatividade para instigar o mal e a involução de pensamento? E a pergunta valendo mais um milhão de anos da humanidade na Terra. Por onde anda a criatividade das pessoas?

.....

Achei linda a proposta da minha xará Aline @alinevalek e da Gabi @umacertagabi de voltarmos a blogar. E não foi simplesmente um chamado, tem proposta de temas semanais baseados em tarô. Decidi tentar, às vezes a gente só precisa recomeçar, né mesmo?

O tema da semana passada que escrevi hoje foi este:



tema de 1º a 07 de novembro: PAUS

O naipe de paus está ligado diretamente à energia do fogo e basta pensar no significado deste elemento para a humanidade — nós não vivemos sem ele. É um naipe impulsionador, dinâmico e que fala da nossa criatividade. O que te sustenta? O que te estimula? O que te dá paixão? Publique no seu blog e participe da blogagem coletiva compartilhando com a hashtag: #estacaoblogagem.

Tem muita gente boa participando, é só procurar pela hashtag.  =)

E como diria Stephen King, quanto mais a gente lê, melhor a gente escreve, vou deixar o link do blog delas porque vale a pena seguir:

.....

Okay, faz muito tempo que não escrevo então deixe aqui seu comentário sobre o texto, DM, twitter, ou me manda um telegrama. O que quiser heheh Mas sem correria, estamos aqui de boas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário