terça-feira, 26 de abril de 2016

A escolha da Mochila

Mochilas, como escolher uma só?

Sempre fui apaixonada por mochilas de todos os tipos, e durante anos copilei várias informações sobre o assunto. Hoje irei dividir um pouquinho com vocês.

Hoje nós temos uma variedade muito grande de modelos, tamanhos e mochilas para necessidades diferentes.
Acredito que o primeiro ponto a se pensar é: qual o tamanho da mochila que devo comprar?


O manual do mochileiro liso divide as categorias de uma forma bastante simples:

  • Até 15 litros: Hidratação, fast run e bike
  • 15 a 25 litros: Um volume espaçoso para o dia a dia e suficiente para pernoite sem excessos.
  • 25 a 40 litros: O tamanho ideal para um final de semana.
  • 40 a 60 litros: Pode acomodar volume de uma viagem de 3 dias à 1 semana.
  • 60 ou mais litros: Tamanho expedição, Ideal para viagens de mais de uma semana. É também uma opção para quem carrega toda a bagagem como barraca, suprimentos, baterias, para todo o grupo. É utilizada para os “mochilões”.

As mochilas de Hidratação são uma boa opção para quem vai passar um dia em cima da bike ou para um dia curto na montanha. Apesar de serem leves, sempre possuem espaço para algumas coisas fundamentais como uma lanterna, celular, documentos, anorak, um lanche e etc.

Mochilas até 40 litros são conhecidas como para Uso Diário. Procure um modelo com vários bolsos, assim você poderá guardar óculos de sol, câmeras e mapas longe da comida e da água. Modelos com painel nas costas irão te proteger melhor e deixar algum espaço livre para a ventilação. 

Mochilas entre 40 e 60 litros são para Uso Misto. Não esqueça que se ela estiver pesada demais, sua capacidade de distribuir o peso deve ser compatível, senão você pode se machucar. Neste caso o ajuste ao corpo é muito importante, procure por barrigueiras que fechem na cintura e tenham fita suficiente para apertar ainda mais, não pode ficar largo. Um modelo com alças ajustáveis é uma boa opção, pois as alças devem acompanhar a sua distância entre o ombro e o meio do quadril, onde deverá estar a barrigueira. Neste ponto alças e barrigueiras acolchoadas já podem fazer diferença.

A partir de 60 litros, nós temos as mochilas Cargueiras. Vale lembrar que se você pretende passar uma ou várias noites ao ar livre, algumas coisas tem que entrar na mochila. Como barraca, saco de dormir, roupas, fogareiro, comida e etc. O mais importante pode não ser a quantidade de equipamento que você pretende carregar, mas se você tem a capacidade de carregar tudo isso. Alguns estudos indicam que uma pessoa acostumada a trilhas e que esteja bem preparada deverá carregar no máximo 1/3 do seu peso. Uma pessoa com pouco preparo deverá diminuir para 1/4. E se você não tem preparo nenhum ou experiência, não deve ultrapassar 1/5 do seu peso. 

Alguns modelos possuem a chamada mochila de ataque, ideal para acampamentos de 15 dias ou mais. São modelos com duas mochilas, exemplo, uma de 70 e uma menor de 30 litros. Onde a menor será usada nas caminhadas diárias.

Apesar da grande maioria ser feita de náilon ou lona de náilon, tratados para repelir água, procure um modelo com capa de chuva acoplada ou tenha sempre uma a mão para não molhar a sua bagagem. 

É sempre importante ir até a loja, vestir a mochila, colocar peso e testar. Não escolha uma mochila apenas pela cor. Ela deve atender a necessidade antes de mais nada.

Uma super dica para as meninas é que algumas marcas já estão atentas as nossas necessidades. Modelos de linhas femininas geralmente tem um ajuste mais adequado para alças e barrigueira. Como é o exemplo ao lado da Deuter. Fica a dica para o meu aniversário

O mais importante é procurar uma mochila do seu tamanho, que sirva ou que tenha ajustes para adequar. E se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário