segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Comporte-se - Ano Novo


Diferente do que você pode estar pensando, o título escolhido para falar deste novo ano que se inicia, não está relacionado com a definição do verbo comportar.
No consciente coletivo, aquele conhecimento que temos como sociedade, o verbo comportar pode ser definido, entre várias utilizações, como obedecer regras e/ou convenções sociais, postura aceitável ou um atitude corretamente adaptada ao convívio social ou meio ambiente.

Mas será que é isso que eu desejo para o Novo Ano?

Muita coisa aconteceu neste ano de 2016. Coisas boas e coisas ruins. Fomos bombardeados por todos os lados com notícias e acontecimentos. A ponto de muitas pessoas desejarem o fim do ano. O que é um ano? Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol. De alguma forma, podemos dizer que um ano é só um número, um marco. É tempo.

Alguns aprendizados podemos tirar dos acontecimentos que permearam este ano. Não importa qual a sua crença, sua fé foi colocada a prova. Religião, esperança, amor, música, etc. Enfrentamos de frente a nossa finitude a todo momento, foi um ano de muitas perdas. Físicas, materiais, sociais e empíricas. Percebemos o quanto somos pequenos diante o nosso planeta e do universo. Por mais que a gente queira o mundo não gira como desejamos e ele não vai parar porque caímos. Mas isto tudo acredito que a maioria de vocês já sabem, podemos encontrar uma infinidade de textos de ano novo que declamam sobre as coisas "ruins" que aconteceram. Apesar de tudo isso e de ouvir o tempo todo o quanto este ano foi ruim, não consigo acreditar que algo seja de todo ruim ou de todo bom. A vida não vem com manual de instruções, temos que aprender como viver e mesmo assim não temos a certeza de que está certo. O mais importante é aprender a viver no equilíbrio, todo uma ação tem uma reação. Bem e Mal. Sim e Não. Império e Aliança.

Além das coisas ruins, algo muito bom aconteceu com nós do Dez Pares de Meia, fizemos a nossa primeira viagem de longa duração. Nosso intercâmbio, foi mais do que um sonho realizado, foi um momento de mudança e aprendizado. De deixar de ser quem éramos para nos tornarmos pessoas completamente diferentes. De conhecer pessoas maravilhosas e lugares incríveis. Por partir e por retornar, nós somos gratas.

Se você ainda não entendeu o que quero dizer com o título deste texto, vamos aos meus desejos para este novo ano que se inicia.


Muitas viagens para este ano <3
Na psicologia quando falamos de comportamento, falamos de ação ou reação. Como você reage frente aos estímulos que se apresentam. Cada interação sua com o ambiente (pessoas, acontecimentos, local) implica um comportamento.

Então o meu desejo é COMPORTE-SE

AÇÃO, comece onde você está e saiba para onde gostaria de ir. Quem nunca ouviu dizer que para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve? Trace objetivos possíveis com metas reais. Se é muito difícil pensar em um ano, comece com algo pequeno como um mês, passe para três e assim por diante, até completar o ano.

REAJA, tome as rédeas da sua vida, não apenas siga a correnteza. Você é o protagonista da sua história e não o coadjuvante. Se não está satisfeito com algo em sua vida, o único agente de mudança é você. Vá atrás dos seus sonhos.


Não é um número que deve mudar e sim a forma que você encara a vida. Para que este novo ano seja realmente novo e pleno, COMPORTE-SE. E sim, eu vou dizer isso quantas vezes forem necessárias. Se permita. Não espere que outros digam o que deve fazer.

Que este novo Ano seja incrível! :)

Um comentário:

  1. Que este ano seja incrível, que tenhamos oportunidades não disperdiçadas e que muitas viagens aconteçam... nem que estas forem em pensamento! =)

    ResponderExcluir