segunda-feira, 6 de março de 2017

Seja a mudança

Talvez o post de hoje possa ser uma surpresa para alguns de vocês, mas para quem me conhece, sabe um pouco da minha formação em Psicologia.
Hoje vamos sair um pouco dos roteiros de viagens e falar sobre algo que só acrescenta a nossa mochila, COMPORTAMENTO.

Devonport - NZ

Segunda é o dia mundial do recomeço, de alguma forma em nosso coletivo sentimos que este dia é a chance para o novo, para começos e recomeços. Começar uma dieta, começar academia, começar a procurar trabalho, começar a estudar e por ai vai. Eu nunca fui muito adepta a começar na segunda, sempre preferi seguir o meu próprio tempo. Afinal sempre e todo dia é a oportunidade de fazer o novo e de mudar, desde que a gente esteja disposto a isso. Aproveitando este clima de recomeço que quero propor uma mudança de comportamento.

Dizem que a Ansiedade é o mal do século, acredito que mais do que isso. A dificuldade em lidar com as nossas emoções seja o mal do século. O modo como olhamos as situações e como reagimos frente a elas, produz em nós inúmeras emoções com as quais não aprendemos a lidar. Nós, a geração imediatista, como gostam de nos chamar, não aprendemos a lidar com as frustrações e os sentimentos de rejeição. Ninguém disse que nossos planos podiam não dar certo. E que mesmo se não desse certo, tudo estaria bem também, você só teria que escolher o próximo passo a ser dado.

Toda mudança leva tempo, então podemos começar com pequenas atitudes no dia a dia...

Piha Beach - NZ

Vamos começar com a POSITIVIDADE.
Parece muito simples, mas não é. O que quero propor aqui, não é um otimismo que nos cega frente a diversas situações na vida. Quantas vezes não nos vemos pensando que não somos capazes de algo, ou que não vamos conseguir, ou até mesmo que a resposta seria um NÃO. É esse tipo de negatividade que gostaria hoje que você deixasse de lado. Acredite em você. Por que podemos colocar a nossa "fé" nos outros, mas por vezes parece impossível investir em nós mesmos? Saiba que você pode, deposite as suas fichas em você mesmo para variar. Frente a um desafio de sim ou não, se não tentar a resposta sempre será negativa, mas quando você tenta, as chances mudam para um possível sim (50/50). Um exemplo mais simples. Quando você entra em uma competição com o pensamento de que o seu adversário é o vencedor, você não percebe, mas já perdeu a partida. Agora se ao invés disso você pensar que é capaz, as suas chances aumentam consideravelmente.

RESPEITO
Respeito por você mesmo e pelos outros. Permita-se aceitar e abraçar quem você é, mas se não está feliz, permita-se a mudança. Respeite ao próximo. Se ele pensa diferente, permita que vocês concordem em discordar. Não subestime o conhecimento do outro. Todos somos aprendizes nessa vida, mas todos somos professores também, quem sabe neste meio tempo você aprenda algo diferente e abra a sua mente para o novo.

E por fim simplesmente RESPIRE.
Estamos tão acelerados e acostumados com a rotina que esquecemos desse importante mecanismo do corpo. Dê-se algum tempo para pensar e entender a si mesmo. Respire, não esqueça disso.

Parnell Rose Gardens - NZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário