quarta-feira, 13 de julho de 2016

Viagens - Tamanho da Bota

Agora que você já sabe o seu tipo de pé e o tipo de calçado, existem mais algumas considerações antes de comprar um calçado.

A nossa escolhida foi a: BOTA.

A próxima preocupação é o TAMANHO que devemos comprar.

TAMANHO DA BOTA

Depois de ler muito sobre o assunto, vou ser sincera, só tem um jeito de saber, vá até uma loja e experimente. Não tenha vergonha, vista e saia pela loja andando. Algumas lojas possuem plataformas apenas para isso, que simulam terrenos diferentes.
A maioria dos textos que eu li sobre o assunto indicam que você deve comprar um número maior do que o seu. Assim uma pessoa que calça 38, como eu, deveria comprar uma 39.

Mas por que o número maior?

Muitas meias recomendadas para o Trekking são grossas, acredito que a grande maioria, o que pode apertar o seu pé se a bota for pequena. Lembre-se que depois de muito andar os seus pés também ficam inchados, o que reforça a teoria do número maior.
Agora se você, para evitar bolhas, usa uma meia mais fina com uma grossa por cima, vale a pena tentar a sua numeração normal.

Por isso você deve experimentar e pensar se aquele é o modelo ideal.

A bota deve ficar de forma que os dedos não batam na biqueira, e o pé não fique solto. Uma bota larga cria um atrito maior, logo mais bolhas, e, no caso de uma descida, os seus dedos podem deslizar até a biqueira, fazendo com que você ganhe algumas unhas roxas e até a perda delas (acredite, EU SEI!).


Você pode ler sobre isso, entre outras coisas legais no site Mochilando com Elas.

IMPERMEABILIDADE


Antes de mais nada, pense qual é a real necessidade de uma bota impermeável.
Se você vai para um lugar onde quase não chove, mas existe uma possibilidade remota de pegar chuva, talvez essa não seja para você.
As botas impermeáveis naturalmente são um pouco mais caras que as outras, por ter uma proteção extra. 

O Pedro do Alma de Viajante, explica que as botas impermeáveis possuem uma membrana de teflon , que é microperfurada. Esta membrana se chama Gore Tex, geralmente as botas com esta proteção possuem um indicativo com o nome. Basicamente, estes poros são tão pequenos que não permitem que a água entre, mas ao mesmo tempo permitem que o pé respire, evitando pés suados e bolhas.

É importante pensar nesse item, afinal qualquer um de nós pode aguentar o pé molhado por um curto espaço de tempo, mas em uma caminhada que vai durar o dia todo ou dias, você pode colocar em risco a saúde dos seus pés.

O Pessoal da Mundo Terra fez um vídeo explicativo muito bacana que fala um pouco sobre as botas e eu gostaria de compartilhá-lo com vocês.



Pesquisem e experimentem, não caia na besteira de apenas escolher o modelo que acha mais bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário