quinta-feira, 7 de julho de 2016

Viagens - Tipos de Calçado


Não sei vocês, mas sempre que vou viajar tenho um problema sério com as famosas bolhas nos pés, portanto desta vez decidi pesquisar sobre calçados. Qual o melhor tipo para a atividade que vou fazer e os tipos de proteção.



Nada estraga mais uma viagem do que as famosas dores nos pés, juntando isso a bolhas em cima de bolhas, você tem a receita que te fará perder parte do passeio ou pelo menos atrapalhar.

Tendo em vista uma nova viagem a preocupação foi: CALÇADO.

Vou dividir um pouquinho desta pesquisa com vocês.

Mas vamos com calma, como este conteúdo é um pouco extenso, resolvi que seria melhor separar em alguns posts.

O primeiro ponto que percebi foi, que apesar de escolher calçados adequados para as atividades nem sempre optei pelo tipo adequado para o meu pé.

Vocês sabiam que cada pé tem um “modelo” diferente?

Então a dica é, antes de mais nada, saiba e entenda qual o seu tipo.


O pessoal do Blog Descalada, montou um diagrama onde fica muito fácil entender:




Tipos de pé



Muitas lojas possuem profissionais já especializados nesta avaliação, como pode ser um pouco difícil de achar, usando a imagem acima você pode ter uma noção do que procurar.

Quando falamos de um pé com Arco Normal ou Neutro, são pessoas com uma tendência a "virar o pé", desta forma o ideal é procurar botas com um maior controle de estabilidade.

Pessoas com o Arco Cavo ou Pé Supinado tem o pé virado para a parte de fora, devem procurar maior amortecimento, o que irá suavizar o impacto de cada passada.

Agora quando falamos de um Arco Plano ou Pé Pronado, essas pessoas tem a tendência de se cansar com mais facilidade, o ideal é procurar um calçado com maior controle de passada.

No geral cada fabricante especifica isso no seu produto, se possui ou não tal característica, mas se ainda assim você tiver dúvidas, vale consultar o especialista na loja.


Definido o seu tipo de pé, você deve pensar na atividade que pretende fazer. Afinal você não vai para um trekking de salto alto ou tênis de corrida, quer dizer, você até pode ir se quiser, mas seus pés não irão gostar disso.


O site Trekking Brasil, deu algumas dicas super bacanas quanto ao tipo adequado de calçado para cada atividade. Antes de mais nada alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher. Você deve pensar qual o lugar onde irá usar, tendo em mente o terreno, o clima e a distância. E além do peso do seu equipamento, qual é a finalidade do calçado.


Pensando nisso, podemos dividir os calçados em 4 tipos:

Papete: são usadas em trilhas de algumas horas, sem peso, para o calor, praia e rios. Seu uso é muito recomendado para visitar cachoeiras por exemplo (sem considerar uma trilha complexa aqui), elas irão proteger os seus pés das pedras no fundo da água.

Tênis: trilha de até um dia (alguns optam pelos tênis para percursos longos também), pouco peso, calor e terreno pouco acidentado. Pode ser uma boa opção para turistar pela cidade durante o dia.

Bota: trilha de mais de um dia, peso, calor/frio, terreno acidentado. Atenção adeptos a salto, não estamos falando deste modelo e sim de um calçado um pouco mais resistente, para um terreno acidentado, e que irá proteger os seus pés.

Bota mais técnica: trilha de vários dias, muito peso, frio/neve/gelo (somente em aproximação, para escaladas em gelo usem botas plásticas apropriadas para alta montanha), terreno variado. Estas botas dão uma proteção extra para você que irá exigir um pouco mais deste calçado.

Alguns desses itens podem ter um preço um pouco mais salgado, mas acredito que na hora da escolha você deve optar pela qualidade do material e pelo calçado mais adequado. É um item que não vale a pena você priorizar a economia e sim a segurança dos seus pés, pois eles te guiaram por toda a viagem. É claro, pesquise e vá a diversas lojas. Experimente e teste os calçados antes de comprá-los.

Gostou deste post? Em breve publicaremos a nossa continuação, fique atento e em caso de dúvidas, mande-nos nos comentários, quem sabe não aprendemos alguma coisa juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário