domingo, 24 de julho de 2016

O olhar do viajante

Cabe aqui dizer que existem vários tipos de viajantes, desde o mais afobado que quer ver tudo e muito rápido para caber no calendário, até aquele mais contemplativo que pára para olhar por vários minutos para um quadro na parede, por exemplo. Nenhum dos casos é um problema, vai tudo depender de ocasião e personalidade.

O que nos esquecemos é que no voltar da viagem que este olhar sobre as coisas pode ser mantido e voltamos novamente a rotina do trabalho e do dia a dia. 

Aí a sensação é de "que pena que aqueles dias passaram". É claro que temos nossas responsabilidades, além da moda do viver em alta performance e fazer tudo acontecer num curto intervalo de tempo. Mas é possível manter o seu olhar de viajante e tentar perceber o dia passar além de toda a rotina.

Dani, enquanto passeávamos em Joaquim Egídio, distrito de Campinas-SP
Percebe que às vezes passamos a semana tão na corrida que chegamos ao final de semana totalmente esgotados e sem vontade de fazer nada, simplesmente entregues ao Netflix e outros entretenimentos que não exigem o nosso esforço? Não me entenda mal, eu também adoro uma procrastinação, mas é mais uma questão de quantidade de tempo gasto o questionamento que faço agora.

É refletir sobre si e medir quanto tempo foi gasto procrastinando durante um dia de sol enquanto poderia ter levado o cachorro dar uma volta e ver a cara do dia (cuide bem da sua vitamina D). Ou mesmo, quanto tempo se ficou fechado no escritório sem nem dar uma volta por ai para perceber o mundo.

Utilizar o olhar do viajante é um treino. Quando a gente viaja tenta ver o que tem de legal na cidade para visitar, fazer, comer, observar e outros verbos legais, então porque não fazemos isso no dia a dia? Dia desses descobri que tem um centro nipo aqui na minha cidade que tem yakisoba do bom toda semana, por exemplo. Eu moro na "Cidade Orquídea" e nunca nem tive a idéia de ir até o orquidário (até agora). Cadê o meu olhar de viajante que me faz passear e conhecer o lugar?

Manter o olhar de viajante na nossa rotina não é fácil, pois é lutar contra um impulso comum de: "Opa, terminei o trabalho e agora mereço descanso". É tentar pensar: "Opa, terminei o meu trabalho e agora vou aproveitar o meu dia". É fazer uma escolha pensada, nem que essa escolha for de ficar em casa, tomar um vinho comendo queijo ou ver um filme. (o que também é muito bom)

Vamos deixar de ser zumbis da rotina?

Links:
- Cidade Orquídea: http://www.sumare.sp.gov.br/
- Vestido de Star Wars da Dani: http://www.todafrida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário