quarta-feira, 15 de junho de 2016

Viagens - Vacinas

Quem aí está se preparando para viajar? o/

Muito antes de partir, a viagem começa.
Como estamos nos preparando para a próxima viagem, resolvi dividir com vocês um pouco da parte do planejamento (tortura no caso de hoje).

Um dos itens que a maioria dos viajantes acaba esquecendo de colocar na lista são as VACINAS.
Sim, é muito importante você verificar se para o lugar por onde passará são exigidas vacinas específicas.

Apesar de sempre esquecido, este item é muito simples de checar.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza um site, muito simples, com informações essenciais. Clicando no link Verifique as orientações para o país de destino, você pode selecionar o país para onde vai, verificar as vacinas obrigatórias e se existe algum surto epidemiológico.

Como uma medida de controle, alguns países exigem o "Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia". Este certificado atesta que você tomou a vacina para a Febre Amarela, lembrando que esta deverá ser tomada pelo menos 10 dias antes da sua viagem.
Dependendo do país algumas outras vacinas podem ser requisitadas, por isso é importante verificar junto a Anvisa.


Para tirar o seu Certificado Internacional de Vacinação é bem simples, primeiro você deve tomar a Vacina de Febre Amarela, entrar no site www.anvisa.gov.br/viajante/  clicar em Cadastro Novo ou Cadastro e fazer o seu. Isso agilizará o processo.

Você precisará apresentar: cópia e original - com foto (RG ou Carteira de Motorista válida ou Passaporte), CPF, comprovante de endereço, caderneta de vacinação contendo: data da administração da vacina, lote da vacina, nome do profissional que administrou a vacina, identificação do posto de vacinação contra Febre Amarela e impressão do cadastro no site. E informar: destino, data de embarque, data de retorno e motivo de viagem. Agora em Junho a Anvisa atualizou a Lista de Centros de Orientação para a Saúde do Viajante, basta procurar o melhor para você no link! E comparecer com os documentos. No caso da nossa cidade, o documento demora 1 semana para ficar pronto. Então não bobeia com o calendário ;)


Agora, se você é uma pessoa tão desligada quando eu, deve estar atento ao calendário de vacinas do Programa Nacional de Imunização, pois elas vão garantir algumas proteções básicas, não previstas em alguns casos, importantes. Quer dizer, fui até o posto de vacinação da minha cidade e ganhei de brinde 4 vacinas em 1 dia.

Não se esqueça que para viajar dentro do Brasil também existem algumas exigências em determinados estados. Você pode consultar no site do Ministério da Saúde

No Guia do Viajante da Anvisa, tem algumas outras dicas bem legais para vocês!


Um comentário:

  1. Eeeee eu tambem fui e ganhei umas legais la... é legal ficar esperto porque tem umas que sao duas dose... toma uma... depois de meses toma outra... ai dependendo da viagem nao dá

    ResponderExcluir